Home / BLOG / 5 benefícios da dança de salão para jovens
5-beneficios-da-danca-de-salao-para-jovens.jpeg

5 benefícios da dança de salão para jovens

Praticar atividades físicas e ter um bom convívio social são aspectos importantes para todas as pessoas. No caso dos jovens, por exemplo, esses fatores ajudam a manter a forma e a fazer novos amigos. Por isso, desfrutar dos benefícios da dança de salão é uma excelente maneira de ter uma rotina saudável e deixar a autoestima sempre elevada.

Não entendeu? É simples! A dança, além ser uma atividade física completa, tem diversos pontos positivos, como a oportunidade de conhecer pessoas e estar sempre otimista em relação ao futuro.

Então, que tal descobrir quais são os 5 maiores benefícios da dança de salão para os jovens? Acompanhe o artigo até o fim e saiba todas as vantagens obtidas por quem é praticante dessa atividade!

1. Ajuda a perder peso e a manter a forma física

Se você está em busca de uma atividade descontraída e que lhe ajude a perder peso, a dança de salão é a solução. Dependendo do ritmo, é possível perder mais de 500 calorias em apenas 1 hora de aula. Ou seja, ela ajuda quem está acima do peso a emagrecer e faz com que aqueles que querem manter a boa forma consigam isso de uma maneira bem divertida.

Além disso, como trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo, a dança ajuda a fortalecer as articulações, definir o corpo e ganhar massa muscular, especialmente nas pernas. A elasticidade, as funções cardiorrespiratórias, a postura e o equilíbrio também são beneficiados por essa atividade.

2. Diminui o estresse e controla a ansiedade

Diversos estudos realizados recentemente mostraram que os jovens estão cada vez mais estressados. Fatores como o uso em excesso da internet e o aumento das responsabilidades devido à aproximação da vida adulta elevam a ansiedade e a tensão, gerando irritações e até quadros depressivos.

Diante disso, é essencial que os jovens pratiquem alguma atividade capaz de deixá-los mais tranquilos. E a dança de salão é perfeita nesse sentido! Ela relaxa a musculatura e diminui a tensão, além de gerar uma agradável sensação de alívio e melhorar a capacidade de concentração.

Com isso, o estresse do dia a dia desaparece junto com as calorias perdidas durante a dança e os quadros de ansiedade podem ser totalmente controlados.

3. Melhora a comunicação

Até mesmo as pessoas mais tímidas podem encontrar na dança uma excelente maneira de se tornarem mais extrovertidas e sociáveis, já que a troca de experiências proporcionada por essa atividade faz com que o indivíduo se sinta mais integrado ao meio em que vive.

Isso gera mais confiança e aumenta a capacidade de se comunicar e se expressar em público, melhorando a sua desenvoltura. Além disso, são várias as modalidades de dança de salão, assim, é possível optar por uma que se adeque ao seu perfil.

4. Ajuda a fazer novas amizades

Frequentar aulas de dança de salão pode ser uma boa oportunidade para fazer amizades ou até mesmo encontrar um novo amor. Essa socialização é fundamental para nos mantermos alegres, pois conhecer pessoas diferentes e ter boas conversas é uma ótima maneira de esquecer um pouco os problemas do dia a dia.

5. Eleva a autoestima

Por gerar todos os benefícios supramencionados, a dança tem um grande poder de elevar a autoestima. Ela deixa os seus adeptos mais animados, confiantes em suas capacidades e otimistas na busca por seus objetivos pessoais e profissionais, fatores que são essenciais aos jovens.

A juventude, de fato, é a fase mais complexa das nossas vidas. Nesse período, passamos por uma grande fase de autoconhecimento e temos que começar a tomar decisões importantes. Desse modo, manter a boa forma física, ter bons amigos e estar sempre com a autoestima elevada é fundamental.

E todos esses fatores estão entre os benefícios da dança de salão. Assim, a falta de ritmo ou uma suposta dificuldade para aprender a dançar não são desculpas para não começar a frequentar as aulas.

Gostou do texto? Ele lhe ajudou a compreender como a dança de salão pode ser importante na vida dos jovens? Então, este artigo que mostra o que você pode aprender com a dança dos famosos também vai despertar o seu interesse!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …