Home / BLOG / Aprender a dançar: 5 dicas para te ajudar nesse processo
aprender-a-dancar-5-dicas-para-te-ajudar-nesse-processo.jpeg

Aprender a dançar: 5 dicas para te ajudar nesse processo

Muitas pessoas acham que aprender a dançar é algo complexo! Isso acontece principalmente com aqueles que nunca tiveram contato com essa atividade, pois acham que não têm uma boa condição física ou são tímidos.

Todavia, mesmo nesses casos, começar a praticar a dança de salão pode ser algo simples, divertido e que ajuda a melhorar o condicionamento físico e deixar a timidez de lado. Pensando nisso, resolvemos desenvolver esse artigo com 5 dicas essenciais para quem está aprendendo a dançar. Segui-las certamente será um grande passo para qualquer um que queira se tornar um bom dançarino.

1. Inspirar-se em filmes, professores e outros bailarinos

Buscar inspirações é muito importante para obter sucesso na dança de salão. Assim, assistir filmes e videoaulas sobre o assunto é uma excelente maneira de ampliar os conhecimentos. Outra boa dica é prestar atenção aos movimentos de outros bailarinos e também de professores de dança.

Acompanhar outras pessoas de perto permite fazer uma análise dos seus passos, focando em aspectos como a técnica, a postura corporal e a sincronia da coreografia. Pessoas que estão aprendendo a dançar sempre podem se inspirar no estilo de outros bailarinos para aperfeiçoarem suas próprias habilidades.

2. Buscar o aperfeiçoamento constante da postura

Uma boa postura corporal é uma grande aliada de quem deseja aprender a dançar. Assim, além de tentar melhorar esse aspecto no momento da dança, fazer isso no dia a dia também pode ajudar bastante. Não inclinar a cabeça e manter os ombros sempre na mesma altura são algumas boas práticas nesse sentido.

Esse fator é tão relevante que influencia até mesmo na capacidade do dançarino em aprimorar a sua técnica. Aqueles que têm uma boa postura conseguem aprender novos movimentos mais rapidamente e são mais aptos a desenvolverem suas habilidades.

3. Fazer alongamentos

Alongar-se é uma prática essencial para os dançarinos, pois deixa o corpo mais flexível, fazendo com que os movimentos sejam feitos sem muito esforço. Os músculos da coxa e da panturrilha, que são bastante exigidos durante a dança, são os que mais se beneficiam dessa prática.

Como os resultados dos alongamentos aparecem gradativamente, é necessário fazer de 4 a 5 sessões por semana. O ideal é que sejam realizadas 3 séries de 20 segundos para cada parte do corpo. É importante destacar que alguns alongamentos são um pouco doloridos, mas isso é normal e tende a diminuir com o tempo.

4. Usar roupas e sapatos apropriados

Roupas e sapatos desconfortáveis ou inadequados são extremamente prejudiciais aos dançarinos. Por isso, é necessário escolher peças que deixem o corpo livre para fazer todos os movimentos e não gerem nenhum tipo de incômodo, principalmente nos pés.

Em relação especificamente aos sapatos, é importante que eles sejam escolhidos de acordo com o tipo de dança, pois cada uma das modalidades de dança de salão demanda o uso de um modelo de calçado diferente.

5. Divertir-se também é essencial para aprender a dançar

Mesmo para quem está aprendendo, a dança deve ser uma atividade divertida. Dessa forma, relaxar e sorrir são aspectos fundamentais para que os movimentos se tornem agradáveis e naturais. Aqueles que dançam de maneira mais solta, sem medo de errar algum passo, tendem a aprender com mais facilidade.

Além disso, principalmente para quem está aprendendo a dançar com o seu cônjuge, o sorriso passa ao parceiro uma sensação de satisfação e os dois desenvolvem seus passos com maior harmonia.

Como a dança de salão está em constante desenvolvimento, além das dicas que citamos, outro fator essencial para quem deseja aprender a dançar é a dedicação aos estudos sobre o assunto. Esse aspecto é determinante para que o dançarino consiga aperfeiçoar seus movimentos e acompanhar a evolução dessa atividade.

E então, as nossas dicas lhe deixaram mais animado para continuar aprendendo a dançar? Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram, e acompanhe todas as nossas novidades!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …