Home / BLOG / Como escolher uma boa escola de dança de salão?
como-escolher-uma-boa-escola-de-danca-de-salao.jpeg

Como escolher uma boa escola de dança de salão?

Em um país com grande diversidade de ritmos como o Brasil, é natural que muitas pessoas queiram aprender a dançar. Contudo, um fator que ainda faz com que muita gente não coloque esse desejo em prática é a dificuldade em escolher uma boa escola de dança de salão.

Na verdade, em muitas cidades brasileiras sequer existe uma escola. Porém, especialmente nas regiões mais desenvolvidas, há excelentes opções. Mesmo assim, não se deve escolher uma escola simplesmente por ela ser a mais famosa da região, pois existem outros aspectos a serem analisados.

Pensando nisso, este artigo aponta 5 fatores que devem ser avaliados antes de fechar contrato com uma escola. Veja e aprenda a fazer a melhor escolha!

1. Localização

A localização é um aspecto muito importante, principalmente porque influencia em várias questões. Além de ser cômodo optar por uma escola próxima da sua casa ou do seu trabalho, é importante analisar o tempo necessário para chegar até ela, levando em conta, inclusive, a possibilidade de o trânsito estar lento.

Fazer isso evita eventuais atrasos, que são bastante prejudiciais, pois as aulas seguem um roteiro predefinido e perder os minutos iniciais compromete todo o resto. Optar por um local próximo também evita que você deixe de comparecer a algumas aulas por estar com preguiça de se deslocar.

2. Metodologia de ensino

A forma como as aulas são realizadas e a definição de objetivos para os alunos (provas e até mesmo participação em competições) variam de acordo com o lugar. Assim, analisar previamente a metodologia da escola é essencial para garantir o sucesso na dança de salão.

Para isso, é possível fazer uma aula experimental ou, caso isso não seja viável, você pode pagar para fazer apenas uma aula, pois isso já será suficiente para definir se aquela escola se encaixa ao seu perfil.

3. Estrutura da escola

Outro aspecto que merece atenção é a estrutura da escola (lugares improvisados devem ser excluídos prontamente). Possuir um espaço amplo, ter um piso adequado (de madeira), ser um local com boa qualidade climática e dispor de uma boa iluminação são fatores essenciais a qualquer escola de dança de salão que se preze.

4. Qualificações dos professores

Se você deseja aprender a dançar para atingir um nível alto e até mesmo ser capaz de participar de competições, deve optar por uma escola que tenha profissionais capazes de lhe ajudar nesse processo.

Nesse sentido, é essencial analisar o currículo do professor, pois aprender com pessoas experientes e com boas qualificações é determinante para que você consiga desfrutar de todos os benefícios da dança de salão. E isso também vale para quem quer praticar essa atividade apenas como hobby ou forma de se exercitar.

Também é importante conhecer o seu professor previamente para tentar criar uma identificação com ele. Isso depende de fatores como a didática que o profissional utiliza e a forma como ele se relaciona com os alunos. Você pode observar esses detalhes assistindo a uma aula avulsa (geralmente as escolas permitem isso).

5. Valor cobrado por aquela escola de dança de salão

O valor é um dos primeiros fatores que muita gente analisa quando vai escolher um local para fazer aulas de dança. Todavia, jamais se deve optar pelo mais barato antes de avaliar a relação custo/benefício. Obviamente, você deve escolher uma escola que cobre um preço que caiba no seu orçamento.

Contudo, optar por um local com um preço baixo, mas que não tem uma boa estrutura, é um grande equívoco. Assim, mesmo que isso tenha um peso maior no bolso, deve-se escolher uma escola que ofereça boas condições de aprendizagem e tenha profissionais comprometidos com os objetivos dos alunos.

Como foi possível acompanhar durante o texto, a escolha da escola de dança de salão deve ser feita de acordo com alguns aspectos que são cruciais para a correta realização das aulas e a obtenção de um bom desempenho. Assim, mesmo que essa atividade seja apenas um hobby para você, é importante optar por uma boa escola.

O nosso artigo lhe deixou preparado para escolher uma escola de dança de salão que se encaixe perfeitamente ao seu perfil? Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para nós! Não deixe de conferir as escolas de dança que indicamos no Rio de Janeiro, Escolas de Dança em São Paulo e Escolas de Dança em Belo Horizonte.

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …