Home / BLOG / Conheça 4 filmes de dança que vão te inspirar a dançar
conheca-4-filmes-de-danca-que-vao-te-inspirar-a-dancar.jpeg

Conheça 4 filmes de dança que vão te inspirar a dançar

Cinema e dança são duas das formas de arte mais consagradas atualmente. Cada uma tem seus próprios fundamentos, meios de difusão e modos de expressão, podendo atrair grupos diferentes com distintas expectativas e visões sobre a arte.

Mas e quando ambos se juntam? Filmes de dança são um meio de registrar ótimas coreografias e conversar com o espectador um pouco mais sobre a dança como forma de expressão, além de mostrá-la como um fator de união entre pessoas.

No post de hoje, listamos 4 filmes de dança inspiradores, com mensagens poderosas e que mostram a dança como forma de expressão e transposição de barreiras. Confira!

1. Vem Dançar

Protagonizado por Antonio Banderas, “Vem Dançar” é um filme que passa uma interessante mensagem: a dança pode ser um meio de desenvolver educação e disciplina.

O personagem de Banderas é um respeitado instrutor de tango que, ao presenciar um episódio de vandalismo cometido por jovens estudantes, decide ensinar dança de salão em uma escola pública cheia de adolescentes desestruturados.

O professor mostra que, muito além dos passos, a dança pode moldar uma personalidade, ensinando respeito e dedicação a quem a estuda.

2. Ela Dança, Eu Danço

O jovem encrenqueiro Tyler, interpretado por Channing Tatum, é um dançarino de rua com um temperamento forte. Sendo condenado a prestar trabalhos comunitários em uma escola, ele conhece a bailarina Nora, interpretada por Jenna Dewan.

Nora, dedicada e motivada a participar de uma competição local, percebe o talento de Tyler para a dança e se vê obrigada a convencê-lo a acompanhá-la em sua coreografia quando seu parceiro sofre um acidente.

O filme conta como Tyler deve vencer seus preconceitos, como a dança pode aproximar pessoas e, com a expressão corporal, ajudar a combater inseguranças.

3. Dirty Dancing

Mais uma história de aproximação entre pessoas pela dança, “Dirty Dancing” conta como a jovem promissora Frances (Jennifer Grey), apesar das expectativas da família de ir à faculdade, seguir uma carreira estável e se casar com um médico, conhece e se apaixona pelo professor de dança Johnny (Patrick Swayze).

Além das maravilhosas coreografias de dança de salão vistas ao longo do filme, ele nos mostra a importância de criarmos nosso próprio caminho, que, muitas vezes, é diferente das expectativas que os outros possam ter sobre nós. Frances encontra seu caminho na arte, ao contrário dos anseios de sua família de que ela siga uma carreira tradicional.

4. Vem Dançar Comigo

Cuidado para não confundi-lo com o primeiro filme da lista! Dirigido por Baz Luhrmann, de Moulin Rouge, “Vem Dançar Comigo” segue os passos do excêntrico dançarino Scott (Paul Mercurio), que desafiando as normas da dança de salão, decide ganhar o mundo com sua nova coreografia.

Precisando de uma parceira para realizar seu número, Scott encontra a novata Fran (Tara Morice). Apesar de não ser muito habilidosa, Fran é tão ousada na dança quanto ele e decide acompanhá-lo, recebendo seus ensinamentos e participando com ele de uma competição.

Com foco no Paso Doble, o filme retrata a evolução pessoal que a arte possibilita, além de mostrar como, na dança, é muito mais importante se expressar e conversar com sua plateia por meio dos movimentos do corpo do que receber a nota mais alta dos jurados.

Falamos acima sobre alguns dos filmes de dança mais influentes dos últimos tempos. Além de retratarem belas coreografias, sempre enviam ao espectador importantes mensagens, seja sobre desenvolvimento pessoal ou libertação de preconceitos. Esperamos que tenha gostado da lista!

E então, você já conhecia algum dos filmes citados? Tem outra recomendação? Deixe seu comentário!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …