Home / BLOG / Dança de salão para iniciantes: 6 coisas que você precisa saber

Dança de salão para iniciantes: 6 coisas que você precisa saber

Para quem é apaixonado por dança, cada novo aprendizado é um êxtase particular. Desvendar a sutileza dos movimentos ou empreender uma descoberta a respeito da história da modalidade é um prazer que somente os que já foram contagiados pela magia desta atividade física compreendem com exatidão.

A dança de salão para iniciantes é um mundo vasto e pronto para ser explorado! Neste post, você conhecerá detalhes incríveis sobre a modalidade e certamente ficará mais motivado para continuar perseguindo sua evolução nas pistas de dança. Está preparado? Então, vamos lá!

1. Quando surgiu a dança de salão?

Definida como uma “dança social”, ou seja, uma coreografia desempenhada por uma dupla, a dança de salão remonta, de acordo com historiadores, ao século XIV, tornando-se efetivamente popular no início do século XIX entre os nobres europeus no interior de seus suntuosos salões de festas.

Divulga-se que o Rei Luís XIV, na França, foi o grande responsável por propagar a dança de salão. Pressupõe-se, inclusive, que o abraço lateral deriva de uma particularidade da época: ao carregarem a espada presa ao lado esquerdo do corpo, os soldados da corte eram levados a priorizar o contato com a dama pelo lado diametralmente oposto.

2. Como a dança de salão chegou ao Brasil?

No Brasil, estima-se que a dança de salão tenha aportado junto com o êxodo da corte portuguesa, em 1808. Os nobres trouxeram consigo o costume de bailes frequentes e as danças da moda, propagando o hábito de festejar com a dança.

Entre os séculos XIX e XX, algumas das danças mais comuns eram a valsa, a polca, o xote e a mazurca.

3. Quais são os estilos mais praticados no país?

Atualmente, uma infinidade de ritmos domina as escolas de dança e os salões onde são praticadas por profissão ou lazer. É até mesmo bastante difícil apontar com segurança as modalidades que são mais expressivas no país; mas é certo dizer que o forró, o samba de gafieira, o tango, o bolero e a salsa são ritmos bastante recorrentes entre os apreciadores nacionais.

Muitos nomes brasileiros da dança de salão apontam que a modalidade é uma das mais consistentes características culturais da nação, destacando seu potencial educativo e turístico.

4. Quais são os principais benefícios da dança de salão?

Considerada uma atividade física bastante completa, a dança de salão apresenta uma infinidade de benefícios ao corpo e à saúde. Ao trabalhar todas as partes do corpo, além da coordenação motora, a modalidade aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação do sangue, melhora a qualidade respiratória e elimina muitas calorias.

Além das vantagens ao corpo, cabe mencionar os impactos sociais da prática: por consistir, em sua essência, em uma interação social, os ganhos em traquejo e relacionamentos interpessoais são inquestionáveis.

5. Quem pode praticar dança de salão?

Todos! A dança de salão é uma modalidade versátil e abrangente, na qual não existem restrições de gênero ou de idade. Todos aqueles que se dispuserem a aprender a arte certamente serão contagiados pela alegria da dança, sentindo os resultados da prática de maneira consistente e praticamente imediata.

A princípio, não há contraindicações para a dança. Os impactos em músculos e articulações são relativamente baixos e a intensidade das aulas pode variar de acordo com a necessidade e disponibilidade do aluno.

6. Como escolher o estilo mais apropriado para você?

Para escolher o ritmo que mais combina com você, certifique-se de identificar qual estilo te deixa mais confortável e faz seus olhos brilharem de vontade de correr para as pistas. Em seguida, analise por onde começar: o forró, por exemplo, é tido como um ritmo mais simples de ser aprendido — e por isso pode ser uma boa porta de entrada.

Ficou empolgado? A dança de salão para iniciantes é pura magia! A cada aula, uma nova descoberta e a certeza de uma crescente paixão. Que tal investir na modalidade?

Se você gostou do conteúdo, siga-nos no FacebookInstagramTwitter e Youtube para ficar sempre por dentro das nossas novidades!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …