Home / BLOG / Dança e saúde: qualquer um pode dançar!
beneficios da danca

Dança e saúde: qualquer um pode dançar!

Dança e saúde caminham juntas, visto que dançar traz muitos benefícios não só para o nosso corpo físico, mas para a saúde mental e emocional também.

Para muitas pessoas, a dança é apenas uma forma de diversão. Porém, na realidade, ela possui consequências tão positivas que já se tornou motivo de pesquisa para cientistas, cardiologistas e psiquiatras.

E para você ficar por dentro dos benefícios que a dança pode proporcionar para a saúde, listamos, a seguir, algumas vantagens que ela promove para o nosso bem-estar. Confira!

Aumenta a flexibilidade

Embora a dança requisite bastante flexibilidade, só o fato de poder praticá-la torna qualquer pessoa mais flexível.

Antes de iniciar a aula de dança, é necessário realizar um alongamento com exercícios de flexibilidade a fim de preparar o corpo para a atividade. Assim, você conseguirá alcançar maior amplitude dos seus movimentos. Quanto maior a amplitude, maiores serão as chances de conseguir esticar cada músculo trabalhado.

Melhora a coordenação motora

A dança faz com que o nosso corpo passe a se movimentar com muito mais agilidade e ritmo. Ao praticar a dança, toda a técnica de movimentos vai refletir no corpo e fará com que a coordenação motora seja inserida no seu aprendizado automaticamente.

Desenvolve a inteligência

A dança não traz somente benefícios para corpo, mas para o desenvolvimento da inteligência também. Como a essência da inteligência é a tomada de decisões, realizar atividades que requerem essa habilidade aumenta a capacidade de raciocínio e a intelectualidade.

Uma forma de desenvolvê-la melhor é optar por aulas com alto grau de dificuldade, para, dessa forma, desafiar a sua mente e aumentar a conectividade neural.

Combate o Alzheimer

Dançar é excelente para o relaxamento mental. Seus exercícios refletem na saúde e atuam como protetores contra o Alzheimer, fazendo com que o nosso cérebro se torne mais relutante diante das doenças neurodegenerativas.

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine informou que a dança ajuda a relembrar memórias em algumas pessoas que já possuem o Alzheimer. Essa doença ainda não pode ser curada, mas pode ser prevenida.

Além disso, a dança é uma atividade positiva e contagiante, nos oferece novos estímulos que incentivam a nossa curiosidade e emoção, proporcionando um desejo ao cérebro de aprender coisas novas.

É indicada para todos

Sejam crianças, jovens, adultos, idosos ou pessoas com necessidades especiais, todos podem dançar! A dança não é restrita e nem privilégio de alguns: ela é uma habilidade que todos podem conquistar, o que vai depender somente da sua força de vontade para aprender.

É importante, também, que você consiga identificar seus próprios limites, mas sem deixar que eles paralisem seu corpo ou lhe desmotivem. Entender que você pode aprender as coisas no seu tempo é essencial para o sucesso na dança.

Dançar vai além da arte, sendo uma excelente aliada da saúde e trazendo muitos benefícios para quem a pratica. Ela elimina a monotonia da sua vida e, consequentemente, enriquece sua saúde emocional, física e mental. A dança é muito divertida e é isso que devemos levar em consideração na hora de escolher um tipo de exercício.

Lembre-se do que falamos no início deste artigo: a dança e saúde sempre vão caminhar juntas. Por esse motivo, não deixe de aproveitar as vantagens da dança para o seu bem-estar, mesmo que você já pratique qualquer outro tipo de atividade.

Gostou das nossas dicas? Então, deixe seu comentário e compartilhe conosco as suas experiências!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …