Home / BLOG / Entenda qual a importância da dança para as crianças
entenda-qual-a-importancia-da-danca-para-as-criancas.jpeg

Entenda qual a importância da dança para as crianças

Quem já arriscou uns passos de dança sabe que essa atividade gera sensações extremamente agradáveis.

Para as crianças, em especial, a importância da dança vai bem mais além, sendo fundamental, por exemplo, no desenvolvimento das habilidades corporais.

Os benefícios da dança para os pequenos são muito mais amplos. Existem casos em que essa prática possibilita o desenvolvimento de diversas capacidades, o que faz com que a mesma seja um importante componente da educação infantil.

Assim, é essencial que os pais compreendam a relevância da dança para os seus filhos. Para isso, apresentaremos alguns itens que comprovam a importância dessa atividade na vida das crianças.

Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!

Melhora das habilidades psicomotoras

A dança auxilia as crianças a dominarem as expressões do seu corpo, e é essencial no aperfeiçoamento da noção de espaço, pois ajuda a desenvolver diversos aspectos relacionados à psicomotricidade.

Coordenação e lateralidade

A coordenação e a noção de lateralidade são essenciais, por exemplo, para andar em locais com muitas curvas ou obstáculos, parar rapidamente quando se está correndo e subir e descer degraus alternando os pés.

Como a dança gera uma percepção muito maior do espaço ao redor, também contribui para aprimorar consideravelmente essas funções.

Equilíbrio e postura

Por manter o corpo em constante movimento, mas quase sempre de maneira associada a uma lógica espacial, a dança faz com que as crianças melhorem suas habilidades em relação ao equilíbrio e à postura.

Cognição

A dança desenvolve a capacidade de raciocinar rapidamente e de memorizar informações com mais facilidade, já que esses dois aspectos são muito exigidos na realização dos passos.

Também aprimora a capacidade de associação, pois a relação entre o ritmo das músicas e a sequência de movimentos torna-se algo natural.

Afetividade

A constante interação com os colegas nas aulas de dança desenvolve nas crianças a consciência social e afetiva, tornando-as mais sociáveis e compreensivas em relação às dificuldades dos outros.

Aumento da concentração e da disciplina

Por exigir atenção para que seja possível aprender os passos e desenvolver as habilidades em geral, a dança influencia diretamente na capacidade de concentração das crianças.

Assim, elas conseguem manter o foco não apenas no momento de aprender a dançar, mas também em suas atividades cotidianas.

Além disso, como as aulas de dança são feitas, boa parte das vezes, com vestimentas específicas e é necessário interagir harmonicamente com os colegas e professores, as crianças desenvolvem uma maior capacidade de cumprir seus objetivos e se tornam mais disciplinadas.

Aumento da autoconfiança e, consequentemente, da autoestima

A dança ajuda no processo de desenvolvimento de habilidades complexas, como a capacidade de realizar uma série de movimentos previamente estabelecidos; as crianças aprendem com os próprios erros e valorizam cada vez mais os seus acertos.

Com isso, a satisfação gerada pelo fato de ser capaz de realizar diversas atividades faz crescer a confiança nas próprias potencialidades e a autoestima também se eleva, já que a autoconfiança é um dos pilares do amor próprio.

Maior facilidade para interagir 

Como as aulas de dança na educação infantil são realizadas em grupo ou pares, essa acaba sendo uma excelente maneira de vencer a timidez. E isso é crucial para que diversas outras habilidades se desenvolvam.

Na verdade, mesmo aquelas crianças muito inibidas ficam mais soltas e melhoram a capacidade de socialização quando começam a dançar.

Isso acontece tanto devido à interação com os colegas quanto pelo fato de que se expressar por meio do corpo é mais simples do que falar na presença de outras pessoas, por exemplo.

Contudo, vale ressaltar que apesar de toda a importância da dança, é essencial que os pais entendam que a participação dos seus filhos nas aulas não deve ser algo forçado, pois isso pode gerar efeitos negativos.

O envolvimento das crianças com essa atividade deve ser espontâneo e prazeroso para elas.

Gostou do conteúdo sobre a importância da dança? Tem alguma história interessante sobre a dança na sua infância ou em relação aos seus filhos? Então deixe o seu comentário!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …