Home / BLOG / Estresse, Ansiedade e Depressão se cura com Dança?

Estresse, Ansiedade e Depressão se cura com Dança?

Estresse, Ansiedade e Depressão. Todas doenças consideradas mal do século. Doenças que podem fazer com que uma pessoa perca sua alegria, concentração e força.

São doenças sérias e que não podem ser vistas como mais uma doença. Elas alteram os níveis psicológicos. Uma vez existindo a alteração dos níveis psicológicos, pode ser necessário o uso de medicamentos para controlar e trazer novamente a “normalidade”. Existem várias maneiras, dependendo do profissional, de ter uma visão de como surgiram essas doenças. Muitas vezes ocorre uma situação em cadeia. A pessoa entra em um nível de estresse, que leva a ansiedade e pode chegar a depressão, desencadeando uma série de problemas onde uma delas é o descontrole emocional. Não se sabe ao certo, ou sim se sabe, de onde vem surgindo tantas pessoas com esses problemas. Talvez o excesso de tecnologia, talvez a falta de tempo para si, excesso de trabalho. Enfim, existem infinidades de motivos que podem levar um ser humano a ter estresse, a ansiedade ou depressão. E o pior: ela não escolhe idade, raça ou classe social. Ela simplesmente vem.

Um dos tratamentos indicados para amenizar ou até mesmo acabar com essas doenças é a atividade física. A atividade física libera um hormônio chamado Endorfina, aquele mesmo hormônio que é liberado quando comemos chocolate, que é responsável pela sensação de bem estar. Esse hormônio ajuda a controlar o nível psicológico podendo reduzir a ansiedade, melhorar a auto-estima e auto-confiança, melhorar a cognição e diminuir o estresse.

Você poderia escolher qualquer atividade física, mas o porquê de escolher a Dança?

A Dança não só é uma atividade física prazerosa como também aumenta a concentração, melhora a postura, não é um exercício de alto impacto, então você pode repeti-lo por várias vezes na semana. Opa, achamos vários benefícios! Além de poder estar em contato com pessoas diferentes. Um dos grandes problemas da depressão, por exemplo, é o isolamento. A pessoa tende a se isolar, e a Dança traz o indivíduo para uma atividade social.

Vamos e convenhamos: Quem nunca se entregou a sua música preferida? É uma delícia! Se ainda não fez, feche os olhos e comece a dançar. Isso mesmo, dance na sala, cozinha ou quarto. Sinta a sua música preferida e veja dentro de você a sensação de bem estar que lhe traz.

Imagine agora aprender a dançar sentindo a melodia, esquecendo de todos os problemas ao som de uma canção. Levado pelo embalo do seu par.

Então da próxima vez que quiser escolher uma atividade física para acabar com o seu estresse, depressão ou ansiedade, pense na dança e seus benefícios.

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …