Home / BLOG / Qual o impacto da condução do cavalheiro na dança da dama?
qual-o-impacto-da-conducao-do-cavalheiro-na-danca-da-dama.jpeg

Qual o impacto da condução do cavalheiro na dança da dama?

Por seus benefícios físicos, psicológicos e sociais, a dança de salão tem ganhado muitos adeptos. Esse tipo de dança tem uma peculiaridade muito interessante, que é o fato de que o homem tem que se preocupar em realizar seus próprios passos e ainda conduzir a dança da dama corretamente.

Na verdade, especialmente para homens e mulheres que estão começando a descobrir os prazeres e benefícios da dança de salão, a maneira como o cavalheiro conduz a sua companheira pode gerar alguns contratempos.

Por isso, vamos mostrar a seguir alguns detalhes relacionados à condução que são essenciais para que a mulher consiga desenvolver bem os seus passos. Acompanhe e veja se o seu parceiro está fazendo tudo direitinho!

Saber realizar bem seus próprios passos

A habilidade do homem de realizar seus passos é o primeiro aspecto para que ele conduza bem o seu par. Afinal, se não estiver seguro de tudo que tem que fazer, vai ser bem difícil conduzir sua parceira adequadamente.

Dessa forma, um bom condutor é aquele que é capaz de fazer todos os movimentos sem se preocupar ou deixar que isso influencie no ato de guiar sua companheira. O domínio do próprio corpo e boa noção espacial são fundamentais!

Transmitir firmeza na condução da parceira

Segurança e firmeza são fatores essenciais para que o cavalheiro conduza a mulher com habilidade. Quando o homem não passa segurança à sua parceira, é comum que aconteçam movimentos descoordenados e até mesmo outros imprevistos.

A firmeza é crucial, por exemplo, no momento de o homem abraçar sua companheira de dança, passando confiança e permitindo que ela realize todos os movimentos, mesmo os mais ousados, com convicção. Isso deixa a coreografia natural e evita acidentes.

Conduzir bem com todas as partes do corpo

Muitas pessoas, especialmente aquelas que não conhecem muito bem a dança de salão, acham que o cavalheiro conduz os movimentos da sua parceira apenas com as mãos. No entanto, a condução pode ser feita por meio de qualquer parte do corpo que esteja em contato.

Dessa forma, para ser um bom condutor é necessário saber guiar os passos da mulher, por exemplo, com as mãos, os braços e os quadris.

Na verdade, independentemente da parte utilizada na condução, o que mais importa é a sincronia, a confiança entre o casal e a entrega no momento de realizar os movimentos, pois esses aspectos são os grandes responsáveis pela beleza das principais modalidades de dança de salão.

Fazer com que a dança da dama seja confortável

O conforto da parceira é outro aspecto que deve ser levado em consideração pelo cavalheiro. Esse fator é importante, já que há casos em que a dança parece acontecer em total harmonia, mas a mulher precisa fazer um esforço muito grande para seguir os passos do seu par.

O homem deve guiar a mulher de maneira que ela não tenha que fazer muito esforço para conseguir acompanhar os movimentos. Quando isso acontece, o casal tende a desenvolver um sincronismo maior e a dança se torna mais leve, fluida e bonita.

Conduzir sem comandar

Algumas pessoas têm a impressão de que o homem, por ser responsável por conduzir a dança da dama, tem o comando total de todos os passos.

Isso não é verdade. Um dos grandes truques da dança de salão é o cavalheiro também ser capaz de compreender e se adequar aos movimentos do corpo dela. Quando o homem tem essa sensibilidade, a dança se torna confortável para ambos, flui espontaneamente e fica mais harmônica.

Seguindo todos os detalhes de que falamos, qualquer homem é capaz de guiar a dança da dama de maneira natural e agradável para ela, fazendo com que a coreografia fique bonita e sincronizada, o que é essencial para o sucesso na dança de salão.

Gostou deste texto? Acha que seu parceiro de dança gostaria de saber mais detalhes sobre a dança de salão? Então que tal vocês dois seguirem a Dance a Dois no Facebook e no Twitter ou acompanharem fotos e vídeos exclusivos em nossas páginas no Instagram e no Youtube?

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …