Home / BLOG / 4 dicas para perder a vergonha de dançar

4 dicas para perder a vergonha de dançar

Encontrar alguém que nunca tenha se arriscado em alguns passos de dança ao ouvir sua música favorita deve ser uma tarefa bastante difícil. Isso se explica pelo fato de que, bem ou mal realizada, essa expressão corporal é quase tão natural quanto andar ou correr. Contudo, algumas pessoas têm vergonha de dançar quando estão em público.

E o pior é que, em alguns casos, essa timidez nada tem a ver com a “qualidade” dos movimentos, pois existem alguns excelentes dançarinos que têm dificuldades para encarar uma plateia lotada. Porém, é possível que qualquer pessoa, adotando algumas atitudes simples, consiga deixar a timidez de lado e passe a se arriscar na dança, independentemente do lugar.

Por isso, se você faz parte do grupo dos tímidos, veja abaixo 4 excelentes dicas para perder definitivamente a vergonha de dançar!

1. Pratique em casa sempre que puder

Em qualquer atividade, principalmente naquelas que exigem expressões corporais, como diz o ditado, “a prática leva à perfeição”. Por isso, se você tem vergonha de fazer feio quando estiver dançando na presença de outras pessoas, treinar em casa é uma excelente maneira de se tornar mais confiante.

Desse modo, além de praticar bastante na intimidade, uma boa forma de perder a timidez é dançar na frente do espelho. Isso possibilitará que você identifique em quais ritmos seus resultados são melhores e onde é necessário caprichar mais nos treinos. Isso fará com que você melhore cada vez mais e perca a vergonha de dançar na frente de outras pessoas.

2. Faça aulas de dança para perder a vergonha de dançar

Aprender a dançar de maneira mais “profissional” é uma ótima forma de perder definitivamente a timidez. Assim, fazer aulas de dança pode ajudar de duas formas. Primeiro, será possível definir os seus ritmos favoritos, o que lhe deixará mais à vontade e fará com que você consiga ganhar autoconfiança na dança. Além disso, pelo fato de estar aprendendo com um profissional e compartilhando experiências com os colegas, seu nível na dança aumentará de maneira contínua. Isso fará com que você encare essa atividade de maneira totalmente natural, mesmo na presença de outras pessoas.

3. Não dê atenção para a opinião dos outros

Preocupar-se com o que os outros vão pensar a respeito da sua performance na dança é um grande erro. Até porque, quando estamos em uma festa, a intenção de todos é se divertir. Ou seja, ninguém vai estar lá parado exclusivamente analisando o seu desempenho.

Acontece da mesma forma nas aulas, já que, assim como você, todos estarão com o foco em aprender a dançar. Além disso, mesmo que você perceba que está sendo observado ou que alguém fez algum comentário, isso não deve influenciar em nada, pois a sua diversão durante a dança é o que mais importa: o alto rendimento deve ser preocupação exclusiva dos profissionais.

4. Busque bons parceiros

Estar ao lado de pessoas das quais gostamos ajuda bastante a perder a vergonha de dançar em público, pois ficamos mais descontraídos. Desse modo, estar com os seus melhores amigos em uma festa é a ocasião perfeita para arriscar alguns movimentos mais ousados. Isso ajuda inclusive a encarar eventuais “erros” de maneira divertida.

Já no caso de quem pretende fazer aulas para perder a timidez, encontrar o parceiro certo para a dança faz toda a diferença nesse processo.

Seguindo as dicas que apresentamos, mesmo que gradativamente, você perderá a vergonha de dançar e passará a desfrutar de todos os benefícios e prazeres dessa atividade. Nesse sentido, é indispensável destacar que dançar não é apenas algo divertido: também é uma excelente atividade física, além de ser uma ótima terapia, servindo inclusive para diminuir o estresse e a ansiedade.

E você, já passou por alguma experiência interessante ou engraçada em relação à dança devido à timidez ou presenciou algo nesse sentido? Deixe seu comentário nos contando o que aconteceu! Sua interação é muito importante para a gente!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …