Home / BLOG / Dança de salão no inverno: opção ideal para aquecer o corpo e a alma

Dança de salão no inverno: opção ideal para aquecer o corpo e a alma

O friozinho vai chegando e a vontade de praticar exercícios físicos parece se distanciar. Mas se você é do tipo de pessoa que gosta de cuidar do corpo em qualquer época do ano, a dança de salão no inverno vai te conquistar!

Dançar não é apenas mexer pernas e braços no ritmo certo. É uma atividade que trabalha os músculos, aumenta a agilidade e melhora o equilíbrio. E ainda por cima é muito prazerosa, pois ajuda na socialização e no combate à timidez.

Quando praticada no inverno, a dança de salão aquece não apenas o corpo, mas também a alma e as relações humanas. E não tem segredo: qualquer pessoa pode dançar!

Por isso, citamos aqui alguns dos benefícios que a prática da dança de salão pode trazer para sua vida, não apenas no inverno! Confira!

Cuida do corpo

Um dos principais benefícios da dança de salão no inverno é o ganho de força e resistência muscular. A perda de peso é uma consequência agradável dessa prática: uma hora de salsa ou samba rock pode queimar mais de 500 calorias! E, no inverno, a queima de calorias aumenta até 30%!

Além disso, a dança de salão estimula a circulação sanguínea e melhora a capacidade respiratória. Ela promove também a postura, a flexibilidade, a coordenação motora, a agilidade e o equilíbrio.

Melhora a qualidade de vida

Como a dança de salão é praticada a dois, ela ajuda a aumentar a autoestima e a melhorar os relacionamentos humanos. Quem sofre com a timidez verá aí uma excelente oportunidade para fazer novos amigos e aprender a se comunicar melhor.

A qualidade de vida cresce consideravelmente com a prática da dança, já que o exercício ajuda a combater o estresse e a tensão, controla a ansiedade, acalma e estimula a concentração.

Troca de calor

Ter uma companhia para praticar dança de salão no inverno é uma forma ótima para ter mais comprometimento com o exercício, além de trocar calor! Pode ser um amigo, um parente ou o parceiro, juntos vocês nem sentirão o tempo passar, vão se motivar mutuamente e construirão mais cumplicidade.

Se o seu par for também seu namorado ou marido, vocês se sentirão envolvidos pelo charme da dança de salão e a sedução que alguns ritmos despertam. Haverá um friozinho na barriga e um calor pelo corpo!

Aquece a alma

O bem-estar causado pela dança garante que você aqueça o corpo e, também, a alma. Mais do que um exercício, a dança é uma troca constante de energia que permite espantar os males e renovar as forças.

A dança é, acima de tudo, uma terapia: estimula, motiva e desenvolve a criatividade. Para além das técnicas, a dança pede sentimento. É preciso colocar emoção nos passos e movimentos.

Escolha seu estilo de dança

Por ser extremamente eclética, a dança de salão oferece diferentes tipos de estilos e ritmos. Assim, você poderá escolher aqueles com os quais mais se identifica para começar logo a sua prática!

Para aprender a dançar

Procure por ritmos mais fáceis e descontraídos, como o forró e o merengue.

Para perder peso

Movimentos intensos ajudam a queimar gordura e fortalecer os músculos. A gafieira pode ser uma boa opção.

Para seduzir

A salsa, o zouk e a rumba são danças em que os passos simulam um jogo de sedução mútua. 

Para dançar com o parceiro

Os passos elegantes do tango, do bolero e da valsa são ótimas escolhas para quem quer criar um clima especial.

Em vez de buscar desculpas para não começar a dançar, espante o medo e adote a dança de salão no inverno com uma atividade física divertida e prazerosa. Compartilhe este post em suas redes sociais e encontre futuros pares de dança!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …