Home / BLOG / Mexa o corpo! Entenda os benefícios da música para sua vida

Mexa o corpo! Entenda os benefícios da música para sua vida

A música é uma linguagem universal que toca os corações de homens e mulheres de todas as idades ao redor do mundo. Por meio da música, podemos transmitir sentimentos e emoções, expressar ideias e reviver momentos marcantes de nossas vidas. Mas você sabia que os benefícios da música também se estendem à sua saúde física e mental?

Acompanhe-nos ao longo deste artigo e entenda como o poder da música pode transformar sua vida!

Dia Internacional da Música

O benefícios da música para a sociedade são tantos que, em 1975, o dia 1° de outubro foi instituído como o Dia Internacional da Música.

A data foi criada pelo Internacional Music Council, organização não governamental fundada em 1984 com o apoio da UNESCO. A instituição tem o objetivo de levar a música a todos os setores da sociedade, promovendo-a como instrumento para alcançarmos a paz e a amizade entre os povos.

O poder da música 

Mas o poder transformador da música não age apenas entre os povos, e muito menos se limita às ações de instituições formais. É possível colher os frutos da música e da dança na sua vida cotidiana, seja em casa, no trabalho ou mesmo se locomovendo pela cidade.

Confira alguns dos benefícios que a música pode trazer para o seu dia a dia.

1. Ajuda a combater o estresse e o mau humor

Estudos científicos comprovam que ouvir suas músicas favoritas libera no seu organismo uma descarga de dopamina o hormônio da felicidade. Essa descarga pode durar por até 15 minutos após ouvir uma música de que você gosta muito.

Além disso, ouvir música também diminui drasticamente os níveis de cortisol o hormônio do estresse. Hoje sabemos que o estresse é responsável por cerca de 60% das enfermidades do mundo moderno, e a música pode nos ajudar a combatê-lo.

2. Ajuda a comer menos

Em ambientes com iluminação suave e música relaxante, as pessoas têm uma tendência natural a comer menos. Por isso, se você está procurando perder peso, diminua a luminosidade do ambiente e escute uma música tranquila enquanto faz suas refeições.

3. Alivia a depressão

Hoje estima-se que mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo sofram com algum grau de depressão. Por mais que a música sozinha não constitua um tratamento completo contra a depressão, um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin demonstrou que os pacientes que ouviam música antes de dormir apresentavam melhoras significativas em seus quadros depressivos. Os resultados foram ainda mais contundentes quando ouviam música erudita instrumental.

4. Melhora seu QI

Diversos estudos demonstram que crianças que recebiam aulas de música tinham um ganho de QI muito maior que o das crianças que praticavam atividades não relacionadas à música.

Além disso, ouvir música melhora a capacidade do seu cérebro em diversas áreas, como memória, coordenação, linguagem e até mesmo inteligência emocional.

Gostou do nosso material? Já conhecia esses benefícios da música para a saúde? Se você quiser aproveitar ainda mais os benefícios da música, dançar é uma ótima maneira de se manter em forma, sobretudo durante o inverno!

Confira!

Dança de salão no inverno: opção ideal para aquecer o corpo e a alma

O friozinho vai chegando e a vontade de praticar exercícios físicos parece se distanciar. Mas …