Home / BLOG / 7 dicas para montar uma playlist de dança de salão

7 dicas para montar uma playlist de dança de salão

Se você é apaixonado por dança, conhece bem a importância de se envolver com a música no momento de se jogar na pista. Quando bem escolhidas, as melodias parecem despertar o corpo para os movimentos coreografados — se for na companhia de um bom parceiro, melhor ainda! É por isso que a elaboração da sua playlist de dança de salão deve ser criteriosa e bem planejada.

Neste post, você vai conferir algumas dicas valiosas para arrasar na montagem da sua trilha sonora e colocar todo mundo para dançar. Vamos lá?

1. Fique atento ao perfil do público

A dança de salão não tem idade, mas é importante conhecer o seu público antes de começar a elaborar a sua playlist. As pessoas presentes no evento provavelmente terão preferências específicas, mas certifique-se de manter uma linha coerente para deixar seu público satisfeito e animado.

Uma boa dica é ordenar e execução de, pelo menos, quatro músicas de um mesmo estilo antes de diversificá-lo, garantindo que as pessoas não se sintam desconfortáveis com o constante “fator surpresa” na hora de partir para a pista de dança.

2. Inspire-se em outras playlists

Não há problema algum em se inspirar em playlists já elogiadas. Muito pelo contrário, na verdade: no momento de formatar a sua trilha, não deixe de estudar músicas que costumam agradar ao perfil da sua audiência. Esse procedimento simples te dará mais segurança para incluir as canções na sua playlist.

Suas referências musicais são importantes para te ajudar a nortear o trabalho de seleção, contribuindo para que seu material tenha mais consistência. Não tenha medo de explorar trabalhos já divulgados!

3. Monte a playlist de acordo com as etapas do evento

Ao planejar sua playlist de dança de salão, não deixe de considerar as etapas do evento. No começo da festa, por exemplo, prefira tocar músicas mais lentas, fazendo com que os presentes se sintam à vontade no ambiente e comecem a se envolver com a trilha sonora.

Certifique-se, porém, de evitar as melodias menos animadas depois da etapa da recepção. Afinal, você não quer uma pista vazia, não é?

4. Evite músicas extensas

Além das canções lentas (que só são apropriadas nos primeiros momentos do evento, como já comentamos), é recomendado que se evite a execução de músicas muito extensas: toque de três a quatro minutos e depois parta para próxima.

Este cuidado simples vai garantir que as pessoas não fiquem entediadas, mantendo-as na pista ao trazer ritmos novos antes que enjoem do que está tocando.

5. Não faça experiências mirabolantes

Evite inovar demais no momento da festa. Novidades são sempre válidas, mas não deixe para fazer experiências mirabolantes justamente no dia do evento. Concentre-se na sua experiência e reproduza com segurança aquilo que sabe fazer. A plateia agradece!

Para apresentar novos repertórios, treine antes. Uma rotina de testes é importante para se manter atualizado, mas precisa ser feita reservadamente para evitar contratempos.

6. Teste a playlist de dança de salão completa após montá-la

Para garantir uma trilha eficiente e animada, não deixe de reproduzir integralmente a sua playlist de dança de salão antes de executá-la para o seu público. Algumas músicas funcionam quando isoladas, mas deixam o conjunto em desarmonia.

Um descompasso na reprodução pode desmotivar a audiência e esvaziar a pista de dança. Teste sua trilha do começo ao fim antes de usá-la!

7. Esteja preparado para fazer ajustes e incentivar a plateia a dançar

Não restam dúvidas de que a música tem um grande poder de mobilizar, incentivar e alegrar as pessoas. Ao reproduzir sua playlist de dança de salão, sinta a energia do público e incentive as pessoas a participarem da festa — principalmente por meio das canções que selecionou, é claro!

Se for necessário, esteja preparado para fazer pequenos ajustes e garantir a alegria do evento. Solte o som!

Gostou das dicas para monta sua playlist de dança de salão? Então siga-nos no Facebook, no Instagram e no Youtube para ficar sempre por dentro das novidades!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …