Home / BLOG / Você sabia que a dança é uma grande aliada no combate ao câncer?

Você sabia que a dança é uma grande aliada no combate ao câncer?

Todos nós sabemos dos imensos benefícios que a prática de alguma atividade física traz tanto para o corpo quanto para a alma, especialmente se falamos de uma atividade rica e complexa como a dança de salão.

Diversas pessoas ao redor do mundo estão descobrindo que a dança ajuda, também, no combate ao câncer promovendo uma melhora geral na qualidade de vida. Acompanhe o post de hoje e descubra como a dança tem o poder de mudar vidas!

A dança como aliada da medicina moderna

Para aqueles que apreciam a música e a dança e reconhecem seu papel fundamental em nossas vidas, sempre esteve claro que, além de melhorar o bem-estar das pessoas, dedicar algum tempo à dança também causava um grande impacto positivo na saúde.

Agora, no entanto, pesquisadores e médicos têm confirmado essa percepção: uma pesquisa realizada no Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, acompanhando mais de 1,4 milhão de pacientes ao longo de onze anos, relacionou a prática de atividade física à redução de incidência de 26 diferentes tipos de câncer.

A pesquisa apresentou resultados surpreendentes, indicando chances significativamente menores de incidência de 13 tipos de câncer entre as pessoas que levavam uma vida mais ativa.

Foi constatado que, em média, pessoas mais ativas tinham 7% menos chances de desenvolver algum tipo de câncer. Em alguns casos as chances diminuíam quase 50%, como é o caso do câncer de esôfago, que apresentou uma redução da chance de incidência de 43%.

Entre as causas mais citadas para explicar essa poderosa atuação da dança no combate ao câncer, está a produção de hormônios do prazer relacionados à prática de atividades físicas, como a serotonina, que afetam positivamente o sistema imunológico.

O desenvolvimento da autoestima, pelo aumento da autonomia do paciente, bem como o desvio do foco para longe do sofrimento da doença, também constituem fatores decisivos na busca por uma vida melhor.

A dança e as iniciativas sociais

Quando falamos sobre como a dança ajuda no combate ao câncer, não podemos deixar de lado o importante aspecto social dessa prática.

Endossando a prática terapêutica da dança, surgem dentro e fora dos hospitais iniciativas que buscam aproximar os pacientes oncológicos dos benefícios da dança. Foi assim com a Oficina OncoDance, que resgata a autoestima de mulheres que têm ou já tiveram a doença.

Cristina Melnik, idealizadora do projeto, conta que a iniciativa nasceu de uma pesquisa acadêmica, na qual comprovou que a dança melhorava a qualidade de vida de vítimas de câncer de mama. A partir daí, Cristina aplicou a dança a pacientes vítimas de outros tipos de câncer.

Ela constatou que o movimento corporal não só aliviava a dor física do tratamento, como também devolvia a muitas mulheres a vontade de seguir em frente com suas vidas, que frequentemente eram deixadas de lado após o diagnóstico da doença.

É maravilhoso perceber que a dança ajuda no combate ao câncer, mas você também pode aproveitar as alegrias da dança de salão e mudar sua vida para melhor.

Se você é uma pessoa tímida ou acredita que não é capaz de dançar, aproveite para conferir mais um de nossos posts: 4 dicas para perder a vergonha de dançar!

Confira!

Dança de salão no inverno: opção ideal para aquecer o corpo e a alma

O friozinho vai chegando e a vontade de praticar exercícios físicos parece se distanciar. Mas …