Home / BLOG / 5 dicas de socialização para fazer mais amigos
5-dicas-de-socializacao-para-fazer-mais-amigos
5-dicas-de-socializacao-para-fazer-mais-amigos

5 dicas de socialização para fazer mais amigos

Aumentar o círculo de amizades, conseguir uma promoção ou simplesmente ser uma pessoa agradável ao convívio são metas constantemente buscadas por todos. Acontece que a timidez e, até mesmo, a falta de sensibilidade na aproximação e convívio podem dificultar o engajamento com grupos ou indivíduos. A boa notícia é que com algumas pequenas atitudes é possível que você supere os próprios limites, se torne uma pessoa com mais amigos e muito sociável.

Neste post listamos algumas dicas de socialização que vão ajudar você a fazer mais amigos. Boa leitura!

Participar de atividades em grupo

O ser humano não foi feito para viver isolado. Participar de atividades em grupo trará a oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer amigos e se expor, criando um círculo de afirmação e autoconfiança.

Caso não saiba o que fazer, procure no seu bairro ou na associação da cidade alguma atividade. O voluntariado também é uma boa maneira de começar a se socializar. Procure as atividades com as quais mais se identifica e vá em frente.

Cumprimentar as pessoas

Além de ir contra uma regra de etiqueta social, não cumprimentar as pessoas, independentemente do motivo, poderá aumentar a necessidade de se fechar em um mundo individualista. Essa atitude não ajudará em nada na superação das barreiras impostas pela timidez, baixa autoestima, ansiedade e depressão. Não há necessidade de cumprimentar todo mundo, basta não oferecer resistência ao cumprimento do outro.

Para ajudar nesse processo de melhoria, vamos deixar um desafio: a partir de hoje, quando estiver andando na rua, procure olhar para as pessoas e cumprimentar apenas aquelas que retribuírem o olhar. Perceberá, ao final de uma semana, que se sente uma pessoa mais sociável e que os outros te aceitam de maneira natural.

Só tome cuidado para não forçar o olhar em demasia, pois poderá deixar as pessoas constrangidas. Uma rápida olhada já será o suficiente.

Sorrir com frequência

O sorriso é o primeiro contato entre pessoas que se gostam. Distribuir sorrisos significa que você é uma pessoa agradável e consegue estimar o outro, mesmo que esse ainda não faça parte do seu círculo de relacionamento.

Além de ser gratuito, o sorriso ajuda abrir portas, melhora o networking, fortalece o sistema imunológico, reduz o estresse e a pressão arterial, aumenta a autoestima e a confiança e favorece na melhoria das relações sociais — pois saúde física e psicológica são complementares no crescimento pessoal.

Tornar-se desprendido

Desprenda-se de conceitos e preconceitos que, muitas vezes, não são externos, mas internos. A imagem do mundo julgador e que está sempre esperando um pequeno deslize seu para te culpar e apontar o dedo pode ser apenas parte da verdade.

As pessoas têm seus próprios problemas para resolver e não se importam muito com a vida dos outros. A você cabe aceitar que é passível de erro, mas, acima de tudo, acreditar que tem grande potencial de crescimento.

Frequentar uma escola de dança

A dança, além de ser uma atividade física, que trará imensos benefícios para a saúde, também é uma importante ferramenta de socialização. Para dançar é preciso desprendimento e desenvoltura. É impossível se manter acanhado dançando!

O mais interessante é que, durante o aprendizado, você não ficará se cobrando por desempenho, pois está ali exatamente para aprender. Depois de conhecer as técnicas e melhorar a performance, não vai ter dificuldades de se apresentar para grupos. Isso ajudará a conhecer mais pessoas e socializar.

A dança melhora a concentração e a postura, além de diminuir os níveis de estresse e ansiedade, pois libera endorfina, o hormônico que aumenta a sensação de bem-estar.

A capacidade de sorrir, cumprimentar, ser agradável é essencial, mas a dança, o voluntariado e atividades em grupos permitem o contato direto com outras pessoas. O objetivo é sempre crescer individualmente e coletivamente. Essas dicas de socialização foram citadas por serem fáceis de se colocar em prática, então agora é com você!

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e divida essas dicas com quem precisa!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …