Home / BLOG / 5 dicas para evitar lesões na dança

5 dicas para evitar lesões na dança

Quem pratica essa arte sabe que dançar é bom para o corpo e para a mente. No entanto, assim como em qualquer atividade que exija esforço físico, os dançarinos correm o risco de se machucarem. A boa notícia é que é possível tomar algumas atitudes para evitar lesões na dança.

Passos executados equivocadamente, quedas, entorses, desgaste das articulações, sobrecarga e a repetição de movimentos são alguns dos aspectos que deixam os dançarinos expostos a lesões. Tendinites, estiramentos, distensões e fraturas por estresse não são incomuns na dança.

Dessa forma, mostraremos, a seguir, 5 dicas essenciais para evitar lesões durante essa atividade. Acompanhe com atenção e veja como desfrutar dos benefícios da dança sem correr riscos!

1. Utilizar acessórios adequados

Roupas e sapatos apertados ou que impeçam o dançarino de se movimentar confortavelmente devem ser evitados, pois podem ocasionar lesões. No caso dos sapatos, existe ainda o risco do surgimento de bolhas nos pés.

Quando for possível, é indicado usar tênis com amortecedores, pois isso ajuda a diminuir o impacto sobre as articulações. Também é importante utilizar cotoveleiras e joelheiras, especialmente para realizar movimentos mais complexos.

No caso dos dançarinos profissionais, tanto os tênis como os outros equipamentos, na maioria das vezes, só podem ser utilizados durante os treinos.

2. Aquecer e alongar antes de começar a dançar

O aquecimento e o alongamento são cruciais para um dançarino, pois ambos preparam a musculatura para o esforço que vem a seguir. Enquanto o primeiro “esquenta” os músculos, o segundo proporciona o aumento da flexibilidade.

O aquecimento serve inclusive para melhorar o alongamento, pois deixa os músculos mais aptos a se flexibilizarem. Combinando os dois, o dançarino reduz consideravelmente o risco de sofrer uma lesão, já que todo o seu corpo estará preparado para suportar o impacto sofrido durante o treino.

3. Ficar atento a pequenos sinais dados pelo corpo

Especialmente no caso de algumas lesões musculares e daquelas que acontecem devido à repetição de movimentos, o corpo costuma dar algum sinal antes do agravamento do problema. Assim, incômodos e dores, mesmo que sejam leves, não devem ser ignorados, principalmente por quem está começando a aprender a dançar.

Interromper a aula de dança ao sentir um pequeno desconforto é bem melhor do que ter que passar vários dias sem dançar devido a uma lesão mais grave que poderia ter sido facilmente evitada.

4. Evitar treinos que gerem desgaste excessivo

A consciência a respeito dos próprios limites também é muito importante na dança. O dançarino deve evitar o desgaste excessivo e a fadiga muscular, pois o corpo fica muito mais propenso a sofrer lesões nessas situações.

Parar quando estiver muito cansado, não treinar por períodos muito maiores do que a média e descansar o suficiente para que o corpo consiga se recuperar são boas maneiras de se evitar o desgaste em excesso.

5. Fazer outros exercícios para evitar lesões na dança

Embora exija esforço do corpo todo, a dança utiliza alguns grupos musculares de maneira mais específica. Com isso, eles têm uma evolução maior que os demais, o que resulta em um desequilíbrio e aumenta a probabilidade de ocorrerem algumas lesões.

Desse modo, a melhor maneira de impedir essa desigualdade é realizar exercícios para aumentar a força e a resistência daqueles músculos que não são tão exigidos durante a dança. Isso reestabelece o equilíbrio em toda a musculatura e diminui as chances de o dançarino se machucar.

Seguir essas recomendações é um grande passo para evitar lesões na dança e conhecer apenas o lado positivo dessa atividade. Isso vale tanto para dançarinos profissionais como para aquelas pessoas que dançam apenas para se divertirem e conquistarem mais qualidade de vida.

Gostou das dicas? Então siga a Dance a Dois nas redes sociais — estamos no Facebook, no Twitter, no YouTube, no Instagram e no Google+ — e acompanhe diversos outros conteúdos com excelentes informações e dicas sobre dança!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …