Home / BLOG / Como a dança age no corpo e ajuda a reduzir o estresse?
como-a-danca-age-no-corpo-e-ajuda-a-reduzir-o-estresse.jpeg

Como a dança age no corpo e ajuda a reduzir o estresse?

A cansativa rotina de trabalho e as inúmeras preocupações com a vida profissional e pessoal, fatores comuns à maioria das pessoas, geram diversos incômodos físicos e mentais. Mas você sabia que é possível reduzir o estresse do dia a dia através de uma atividade simples e extremamente divertida? Estamos falando da dança!

Muitas pessoas pensam que a dança só oferece benefícios para o corpo. De fato, ela é uma excelente atividade física, mas também ajuda no combate ao estresse e à ansiedade, podendo ser inclusive utilizada como terapia.

Dessa forma, mostraremos hoje como a dança age no corpo, proporcionando uma grande redução do estresse e ajudando a melhorar a qualidade de vida. Como isso independe do gênero ou da idade, qualquer um pode dançar! Continue a leitura!

Dançar é uma das melhores atividades físicas que existem

Muitas pessoas desistem rapidamente de algumas atividades físicas devido à monotonia e à falta de resultados. Contudo, no caso da dança, isso jamais vai acontecer.

Além de ser extremamente divertida, a perda de peso e a melhora do condicionamento físico se tornam visíveis com apenas algumas semanas de aulas. Em algumas modalidades de dança, é possível perder entre 500 e 800 calorias em apenas 1 hora.

Além disso, a atividade é excelente por fortalecer as articulações, trabalhar vários músculos e melhorar diversos outros aspectos da saúde, entre eles:

  • Circulação sanguínea;
  • Frequência cardíaca;
  • Respiração;
  • Coordenação motora;
  • Elasticidade;
  • Equilíbrio;
  • Postura.

A dança ajuda a reduzir o estresse e controlar a ansiedade

Atualmente, quase todo mundo tem uma rotina bastante agitada, não é? Dessa forma, o estresse se torna algo praticamente inevitável. E isso fica ainda pior devido ao excesso de trabalho, especialmente quando as horas de sono são reduzidas. Essa combinação deixa o corpo mais vulnerável a diversas doenças.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo, atinge de forma muito mais frequente aqueles que trabalham mais de 48 horas por semana. Por isso, encontrar uma maneira de reduzir o estresse é essencial para manter o bem-estar físico e mental.

A dança é perfeita para proporcionar isso! A atividade relaxa a musculatura e diminui a tensão do corpo e da mente, além de gerar uma excelente sensação de alívio. Esses fatores estimulam a concentração e ajudam a controlar a ansiedade causada pelos problemas do cotidiano, sejam eles pessoais ou profissionais.

Pessoas que dançam se tornam mais alegres e felizes

Conseguir se livrar do estresse do dia a dia já é motivo para ficar mais alegre. No entanto, outros fatores relacionados à dança, como interagir de forma descontraída com outras pessoas e expressar suas emoções através do corpo, deixam qualquer um mais feliz.

Fazer novas amizades e se reinventar através da dança também são aspectos que ajudam as pessoas a se tornarem mais sorridentes e alegres.

A autoestima de quem dança tende a estar elevada

Aprender a dançar é uma excelente maneira de superar os próprios limites, afinal, em poucas semanas, você estará realizando movimentos que antes pareciam impossíveis. Aliado a isso está a visível mudança física e mental proporcionada pela dança, o que ajuda a aumentar a autoconfiança.

Com isso, você melhora a capacidade de interagir com outras pessoas e de se expressar em público, além de facilitar o desenvolvimento de novas habilidades. Desse modo, a autoestima de quem dança permanece sempre elevada.

Isso ajuda inclusive a evoluir na própria dança, fazendo com que até mesmo aqueles que começaram a praticá-la apenas para se exercitar decidam participar de algumas competições.

Diante de todos esses benefícios da dança, fica bastante claro que a atividade pode ser uma grande aliada da sua qualidade de vida. Por isso, comece a fazer aulas o mais rápido possível e, assim, reduza o estresse de uma forma simples e descontraída! Seu corpo e sua mente ficarão relaxados, e você se tornará uma pessoa mais alegre e autoconfiante.

E então, gostou de conhecer a dança e seu poder de reduzir o estresse? Tem alguma experiência interessante com a dança ou conhece alguém que conseguiu melhorar a qualidade de vida por meio dessa atividade? Deixe sua resposta nos comentários!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …