Home / BLOG / Como escolher o sapato para dança de salão?

Como escolher o sapato para dança de salão?

A compra do sapato para dança de salão é um passo fundamental para que a prática da atividade aconteça da forma mais confortável possível e que você possa aproveitá-la respeitando a saúde do seu corpo.

Essa escolha pode levar em conta uma série de questões, como o tipo de material, os modelos preferidos para treino e apresentações e o uso de materiais antiderrapantes na sola do calçado.

Quer saber mais sobre como decidir pelo melhor sapato para dança de salão? Então confira este post!

Conforto

Sentir-se bem com o calçado utilizado é essencial para a dança. Não opte por sapatos que fiquem frouxos nos pés ou apertados demais.

Tiras de segurança entre o antepé e o retropé são muito importantes para o equilíbrio durante a aula, principalmente se você estiver começando na dança de salão.

Contexto da dança

Você também precisa saber se vai usar o sapato para treino ou apresentação. No caso dos treinos, é possível fazer uso do tênis de dança, que é mais ergonômico. Já em apresentações e bailes, o uso de sapatos e sandálias é obrigatório.

Com salto ou sem salto?

O uso ou não do salto interfere no nosso equilíbrio postural. Sapatos sem salto fazem com que a distribuição do peso corporal se desloque um pouco da dianteira para a parte de trás dos pés — a zona do calcanhar.

Com um salto pequeno, de cerca de dois centímetros, a tendência é que haja um equilíbrio entre a frente e a parte traseira, o que proporciona um posicionamento mais equilibrado.

Já com um pouco mais de salto (quatro centímetros), há uma inversão do peso para dianteira dos pés, o que, pode causar sobrecarga nos dedos, nos ossos e nas articulações da parte média dos pés. Com saltos a partir de seis centímetros, esse desequilíbrio fica ainda maior.

Lembre-se de não comprar calçados com saltos muitos finos, que atrapalham a distribuição do peso e, assim, também prejudicam o equilíbrio.

Solas antiderrapantes?

O calçado não pode permitir que você escorregue no piso do salão, mas também não deve deixar seu pé preso, pois isso pode causar problemas nas articulações, inclusive lesões.

Assim, o recomendado é que, no caso de pisos de madeira não encerados, você use sapatos de sola de camurça ou couro. Mas se seu calçado possui um solado de borracha e você faz questão de usá-los por achá-lo bonito, peça para um sapateiro de sua confiança colocar sola de camurça ou um feltro grosso.

Formatos

Uma dica fundamental é evitar a compra de sapatos plataforma (que têm solados não articuláveis, duros e que prejudicam a forma como as articulações funcionam).

Também fuja de sapatos com bicos, que tendem a atrapalhar não só a forma como o seu pé “respira”, causando prejuízos anatômicos, mas também a técnica da dança.

Seguindo nossas orientações, você vai se sentir bem e confortável para arrasar no salão!

Gostou das nossas dicas para a escolha do melhor sapato para dança de salão? Você tem mais alguma dúvida ou sugestão para quem também pretende fazer essa compra? Então deixe seu comentário aqui no post!

Este é um guest post da Paixão pela Dança

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …