Home / BLOG / Conheça 4 mitos da dança

Conheça 4 mitos da dança

Quer sair da rotina e ter uma vida mais saudável, porém não se imagina frequentando a academia, muito menos praticando esportes radicais? Então, quem sabe a dança seja o exercício físico ideal para você.

Fato é que essa atividade, mesmo sendo disseminada no Brasil e no mundo, ainda gera uma série de dúvidas, sobretudo para aqueles que não têm muita intimidade com esse universo mágico, marcado por vários ritmos, agitação e alegria.

Para esclarecer de vez os questionamentos sobre o assunto, apresentamos abaixo os principais mitos da dança. Agora, você vai saber mais sobre o assunto, certificando-se de que o exercício realmente faz o seu estilo. Acompanhe:

1. Saber dançar é um dom

Esse é um dos principais mitos que permeiam esse universo. Claro que existem pessoas que nascem com mais facilidade de realizar passos e praticar com excelência a atividade. Entretanto, isso não significa, em hipótese alguma, que a dança não pode ser aprendida.

Pelo contrário: como os demais esportes, basta se dedicar e ter comprometimento para que, em questão de tempo, você arrase nas pistas. Afinal, como já dizia o ditado: “a prática leva à perfeição”. 

2. Para aprender a dançar é preciso começar ainda na infância

Não existe nenhum motivo para pensar assim sobre a dança. Aliás, essa assertiva não faz muito sentindo em nenhum contexto. Pois, conforme a ciência, as pessoas têm o poder e a habilidade de aprender tarefas em qualquer fase da sua vida. 

O que acontece, normalmente, é que as crianças e os jovens têm mais facilidade para assimilar as informações e colocá-las em prática. Entretanto, aprender a dançar  ou realizar qualquer outro exercício  é possível sim, também na idade adulta.

3. A dança não traz benefícios como as demais atividades físicas 

Aqui está mais uma das inverdades sobre a dança, uma vez que essa atividade oferece vantagens imensuráveis, tanto para o corpo quanto para a mente.

Ajudar no emagrecimento, reduzir o estresse, controlar a ansiedade e melhorar a flexibilidade são apenas alguns dos benefícios da dança. Achou pouco? Então, saiba que ainda tem mais.

Dançar também tonifica os músculos, aumenta a autoestima, contribui com a comunicação e melhora a memória. Por isso, não há dúvidas que agitar o corpo é uma ótima opção, que contribuirá para a manutenção de uma vida mais saudável. 

4. A dança não é considerada uma profissão

Pense só: se existem profissionais especializados no assunto e que são remunerados não só para falar sobre o tema, como também para ensinar, qual seria o motivo para não considerar esse um trabalho?

Perceba, nesse contexto, que é viável transformar o seu hobby em uma profissão. Para isso, basta levar a dança a outro nível, investindo na carreira. Apostar, por exemplo, em cursos especiais, tornando-se um expert na arte, é uma das formas de ingressar nesse mercado.

Forró, tango, frevo, samba de gafieira, axé, lambada ou salsa: não importa a modalidade, o fundamental aqui é não ficar parado e entrar no ritmo. 

Agora que já conhece alguns dos mitos da dança, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais e ajudar a esclarecer tais equívocos sobre a atividade? Até o próximo artigo!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …