Home / BLOG / Conheça as 4 principais modalidades de dança de salão

Conheça as 4 principais modalidades de dança de salão

A dança de salão é um ótimo exercício para a saúde, tanto física como mental. Por ser uma dança a dois, ela permite que o seu praticante se exercite deixando o estresse de lado e socializando com outras pessoas. Além disso, a dança de salão é uma atividade sem muito impacto, então é possível dançar muitas vezes por semana – quanto mais, melhor.

A dança de salão originou-se nos bailes da corte europeia e quando foi trazida para a América inspirou vários tipos diferentes de danças a dois. Existem muitas modalidades de dança de salão e com certeza alguma se encaixa com o seu perfil. Nesse post vamos te contar sobre 4 delas, acompanha aí!

1. Samba de Gafieira

O Samba de Gafieira se desenvolveu no Rio de Janeiro no século XX. Oriundo do maxixe, ele se diferencia do samba no pé porque nessa modalidade a dança é feita a dois, e o homem sempre conduz a mulher.

Os instrumentos presentes no Samba de Gafieira são o cavaquinho, choro, clarineta, percussão e violão. A dança leva o gingado brasileiro e é super alto astral, por isso é uma boa escolha para quem quer perder peso, fazer amizades e se divertir.

2. Forró

Outra modalidade brasileira da dança de salão, o forró surgiu ainda no século XIX nas cidades nordestinas. O forró é uma dança muito animada e os instrumentos que fazem parte da música são o triângulo, a sanfona e a zabumba.

Na dança de forró o corpo do casal fica colado, e movimentam-se arrastando o pé, normalmente dando dois passos para um lado e dois para o outro. O casal anda por todo salão ao ritmo da música.

3. Tango

Imigrantes italianos, espanhóis e franceses influenciaram essa dança argentina que nasceu na periferia de Buenos Aires, principalmente em prostíbulos, e hoje é uma das danças mais aplaudidas no mundo todo. O ombro esquerdo conduz a dança que é executada em um compasso dois por quatro.

Os instrumentos musicais presentes no tango são o violino, a flauta e o violão. Os movimentos do tango são executados de forma rápida e sensual. Ele pode ser improvisado, não precisa ser necessariamente decorado e esse é um dos motivos que o torna tão especial.

4. Salsa

Se prepare para rodar! Contendo muitos movimentos com giro, a salsa é uma dança intensa, porém leve. Muito sensual, ela surgiu em Cuba no século XVIII e possui forte influencia dos espanhóis, franceses e africanos. O homem coloca a perna direita entre as da mulher e o passo da dança é ir para frente e para trás.

Os instrumentos utilizados na salsa são o piano, tumbadora, guitarra, cravo, maracas e os trompetes. Nos anos 80 a dança se espalhou pela América Latina e chegou até a Europa e a Ásia. Ao passar dos anos ela ganhou influencia de outros ritmos, mas continua fazendo sucesso até hoje principalmente na Colômbia.

As modalidades de dança de salão são muitas, e cada uma tem o seu toque especial. O ideal é que escolha as que mais gosta e reveze as danças durante a semana, se dedicando um pouco para cada.

Nada de vergonha e timidez, caminhar já é ter um gingado, você só precisa colocar em prática e com certeza vai ser uma dançarina de sucesso em pouco tempo. Deixe um comentário no post e nos conte como estão indo suas aulas de dança de salão!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …