Home / BLOG / O que você precisa saber antes de fazer uma aula de dança de salão!

O que você precisa saber antes de fazer uma aula de dança de salão!

A dança de salão oferece a seus praticantes inúmeros benefícios, que vão desde a melhoria da circulação sanguínea ao controle do estresse e da ansiedade. Se você quer ingressar nesse fantástico mundo e desfrutar das suas vantagens, saiba que as aulas em escolas especializadas são uma ótima opção.

Confira a seguir tudo que você precisa saber antes de fazer uma aula de dança de salão e prepare-se para cair na pista!

A dança de salão pode ser considerada esporte?

Sim! Além do viés artístico, algumas características fazem da dança de salão também uma prática esportiva. A natureza física da atividade, o conjunto de regras e a existência de diversas competições são algumas delas. O esporte e a dança compartilham ainda valores importantes, como o respeito e a integração.

Em 1997, a dança esportiva foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional. Desde então, os órgãos ligados à dança de salão têm trabalhado para sua inserção nos Jogos Olímpicos.

É melhor se alimentar antes ou depois da prática?

Recomenda-se a ingestão moderada de carboidratos, fibras e grãos leves de uma a duas horas antes de dançar. Pães integrais, barras de cereais, maçãs e queijos brancos são boas opções.

Após as práticas, especialmente nas de alta intensidade, priorize alimentos ricos em proteínas, que estimulam a recuperação muscular. Peito de peru, frango grelhado e sucos naturais são excelentes para o pós-dança.

Além da boa alimentação, nunca se esqueça: manter a hidratação é fundamental!

É necessário ter companheiro?

Não! As escolas de dança possuem turmas formadas por homens e mulheres, com pares formados na hora da aula, havendo trocas para que todos dancem com todos.

A escolha de um bom parceiro não é uma tarefa simples, mas o esforço vale a pena. Um par em perfeita sintonia é capaz de brindar os espectadores com espetáculos inesquecíveis.

É preciso ir ao médico antes?

Para que a sua experiência seja proveitosa e saudável, é imprescindível o acompanhamento de um médico. Ele fará avaliações, exames e te dará as orientações necessárias.

Alguns tópicos devem ser mencionados durante a consulta. Por exemplo, o histórico familiar de doenças, detalhes relacionados à alimentação e fatores de risco como tabagismo e hipertensão.

Qual é a melhor idade para a aula de dança de salão?

A dança de salão pode ser praticada por todos, sem limites de idade ou gênero. Esforço e intensidade são compatíveis com a capacidade e o objetivo de cada um. Por isso, todos, de crianças a idosos, podem usufruir dos seus benefícios.

Qual é o tipo de roupa ideal?

Vista roupas confortáveis, leves e que não limitem os seus movimentos. Dê preferência para os tecidos sintéticos, que absorvem melhor o suor e secam mais rapidamente.

Em apresentações costuma-se exigir trajes mais formais para os dançarinos, sempre de acordo com cada ritmo.

Escolher os sapatos adequados também é algo muito importante. O calçado correto contribui para um melhor desempenho e ajuda a preservar a estrutura dos seus músculos, ossos e articulações, diminuindo os riscos de lesão.

A dança de salão é arte, esporte, terapia, lazer e muito mais. É um universo para se explorar e sentir, além de ser um estilo de vida saudável e cheio de recompensas. Agora que você já sabe o que precisa para começar, deixe a timidez de lado e entregue-se de vez a essa magia!

Ainda está pensando em começar a aula de dança de salão? Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube e tire suas dúvidas!

Confira!

Conheça 3 dançarinas de dança de salão para se inspirar!

Muitas mulheres buscam, na dança de salão, uma maneira mais prazerosa de fazer atividades físicas e, …