Home / Coberturas / 2013 / 12/05/2013 – Favela Beat – Sessão fechada de lançamento do Filme

12/05/2013 – Favela Beat – Sessão fechada de lançamento do Filme

Estivemos no morro do Cantagalo, no bar Gilda,  para a sessão fechada de lançamento do Filme Favela Beat, filme de Rowena Baines sobre o samba no Brasil. Rowena é uma neozelandesa apaixonada pela cultura Brasileira, da dança e samba. Confira as fotos e o teaser do filme.

FAVELA BFavela BeatEAT (30min documentário)

Um ritmo que o nem o Estado podia resistir.’

O samba, uma vez perseguido, passou a representar a identidade brasileira.

Samba tornou-se parte fundamental da vida Brasileira, em grande parte devido à luta Afro-Brasileira para proteger e preservar sua cultura.

Essa dança e gênero musical, uma vez marginalizados, agora atraem visitantes de todo o mundo para o carnaval, que oferece oportunidades de emprego para aqueles nas favelas onde o samba se originou. O samba une pessoas de diferentes idades, raças, religiões e classes com um motivo comum: celebrar.

A situação:

A cineasta neozelandesa voltou pro Rio de Janeiro onde filmou o documentário ‘Favela Beat’ em 2012, para mostrar o filme as pessoas que participaram.  A estréia fechada aconteuceu no dia 12 Maio/2013 dentro do morro onde o filme foi baseado.  O filme vai entrar nos festivais de filme internacionais então ainda não pode ser mostrado ao público, mas voltaria para o Brasil em 2014.

Cansada de ver filmes enfocados no lado negativo da comunidade, sempre ligados a drogas, o trafico, crime e pobreza, a cineasta decidiu fazer um documentário mostrando o efeito positivo da música e dança dentro das favelas e importância da identidade cultural.  O filme tem muita energia, talento, historias fascinantes e uma mensagem forte que a cineasta quer levar pelo mundo afora.

‘Favela Beat’ mostra o talento que está escondido no morro do Cantagalo, os projetos socais, a paixão das famílias que tem quatro gerações de samba, a luta que a velha guarda teve na época de persecução e a glória quando o samba virou patrimônio cultural. O filme inspira e ilumina.

Já que não cabe o mundo de samba numa meia-metragem, Rowena Baines voltou a filmar ainda mais pra a longa-metragem dela sobre o mesmo assunto. 

A cineasta:

Rowena Baines - CineastaRowena Baines já conhecida no Brasil pela sua fotografia de dança, fez um mestrado na área de documentários para virar cineasta.  Ela, sendo dançarina, é apaixonada pela cultura Brasileira e volta sempre pro Brasil.  Alem de ser boa para a saúde mental e física, Rowena acredita muito no poder da dança como uma ferramenta política, educacional e cultural.

 

 

Confira as fotos da sessão fechada de Lançamento do Filme

[slideshow id=111 w=600 h=300] [nggallery id=111]

Confira!

Cobertura de Eventos de Danças a Dois / Dança de Salão em 2018

[srizonfbgallery id=7]