Home / Notícias / MHEx/Forte de Copacabana receberá, em julho, Mostra Coreográfica do 3° Prêmio Cultura da Dança de Salão, este ano dedicado à dança infantojuvenil

MHEx/Forte de Copacabana receberá, em julho, Mostra Coreográfica do 3° Prêmio Cultura da Dança de Salão, este ano dedicado à dança infantojuvenil

Fomentar a cultura secular da dança de salão é o principal objetivo do projeto Prêmio Cultura da Dança de Salão, que foi criado em 2011, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, tendo como temática as comemorações dos 200 anos da publicação do primeiro anúncio de aulas de dança no Brasil.

Graças à primeira edição do Prêmio Cultura da Dança de Salão, o marco dos 200 anos teve grande repercussão na mídia, sendo o tema de reportagens do SBT, da TV Brasil, do portal da Revista de História da BibliotecaNacional, da Revista Dança em Pauta e do portal UOL. O material fotográfico da exposição foi usado em matéria de página inteira do Jornal Extra e no programa De Lá Pra Cá, da Tv Brasil.
Em sua segunda edição, em 2012, a temática foi o Dia do Dançarino de Salão, efeméride incluída no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro pela Lei Municipal 3500/2003, tema de reportagemda Tv Brasil, que cobriu o evento, destacando a campanha “Uma Estátua para Antonietta”, lançada na ocasião, com um abaixo-assinado ao prefeito do Rio. Veja AQUI a cobertura fotográfica da edição 2012.
Para a edição de 2013 do Prêmio Cultura da Dança de Salão, a temática escolhida foi a dança de salão infantojuvenil. Serão homenageados diretores de projetos, coreógrafos e professores com trabalhos nessa área, participantes da Mostra Coreográfica Infantojuvenil que integra a programação do projeto, e que acontecerá dia 13/07, 18h, no auditório Santa Bárbara, do Museu Histório do Exército e do Forte de Copacabana.
Objetivo da mostra de dança:
Oferecer um espaço de exibição não competitiva de trabalhos artísticos infantojuvenis (até 17 anos), com base na dança de salão, desenvolvidos por projetos sociais, professores e cias de dança, promovendo o encontro e a difusão da dança de salão entre os jovens e, dessa forma, contribuindo para perpetuar essa cultura.
Realização/equipe técnica responsável:
A mostra coreográfica do Prêmio Cultura da Dança de Salão é uma realização do Museu Histórico do Exército e Forte Copacabana, numa produção de Amaragão Eventos em parceria com o projeto Interdanças no Forte.
Apoiam este evento: site Dance a Dois, site Momentos de Tango, site Agenda da Dança de Salão Brasileira, Resumo Projetos e Produção Culturais, Adriana Gronow Arte para Bailar e Helênico Atlético Clube, além do tabloide cultural Jornal Falando de Dança, um dos copatrocinadores da mostra.
A mostra coreográfica do Prêmio Cultura da Dança de Salão tem orientação pedagógica de João Batista da Silva, professor de dança de salão e educador físico, pedagogo habilitado em gestão escolar, orientação educacional e supervisão escolar, com pós-graduação em metodologia do ensino superior.
Local/data:
A mostra coreográfica será realizada no auditório Santa Bárbara, do Museu Histórico do Exército e Forte Copacabana (Av. Atlântica, posto 6), sábado, dia 13/07/2013, pontualmente às 18h, tendo duração de aproximadamente 50 minutos. As senhas começam a ser distribuídas gratuitamente às 17h.
Sobre o Forte de Copacabana:
Em 1987 o Forte de Copacabana deu lugar ao Museu Histórico do Exército com a missão de preservar e divulgar a memória do Exército Brasileiro. Silenciaram os canhões como artefatos bélicos, mas continuaram disparando tiros de cultura e civismo para a sociedade!
   Considerado um dos mais belos cartões postais da Cidade do Rio de Janeiro, este Espaço Cultural do Exército tem como proposta oferecer ao visitante uma ampla programação de cultura e lazer: exposições de longa duração com temas históricos, exposições temporárias com mostras de arte contemporânea, apresentações teatrais, concertos de música clássica e popular, o Café do Forte com a tradicional Confeitaria Colombo e visitas guiadas para escolas e grandes eventos. Isso tudo num clima de segurança e beleza que fazem a diferença, mostrando que cada vez mais o MHEx/FC vem cumprindo com relevância o papel de enriquecer a bagagem cultural de nossos cidadãos. Bem como a integração da sociedade com o Exército Brasileiro. Atualmente o MHEx/FC  recebe mais de  600 mil visitantes por ano.
   O Auditório Santa Bárbara possui ambiente climatizado com capacidade para 99 pessoas em poltronas confortáveis e 45 pessoas em cadeiras de apoio. Possui recursos para teatro, produção multimídia, som e iluminação especial, além de um amplo conjunto de banheiros feminino e masculino. Possui hall de entrada em granito e uma varanda com vista panorâmica para Copacabana.
   O projeto Interdanças – Mosaico Cultural de Dança oferece espetáculos gratuitos de dança, no auditório Santa Bárbara, geralmente no segundo sábado do mês (programação a conferir, no site do MHFEx/FC).
Como se inscrever na mostra coreográfica do Prêmio Cultura da Dança de Salão:
O coreógrafo deve solicitar sua ficha de inscrição, regulamento e demais formulários pelo email contato@jornalfalandodedanca.com.br. As inscrições estão abertas e poderão participar casais ou grupos de jovens até 17anos. Não haverá pré-seleção e as inscrições serão confirmadas por ordem de recebimento da ficha de inscrição.
Para os participantes, oferecemos:
Lanche
Medalhas
Certificação
Ingressos vip, para cada participante e seu responsável, para o baile infantojuvenil que acontecerá no Helênico A. C. dia 20/07, das 13 às 16h, e para o baile da entrega da premiação ao seu professor, que começará às 16h.
Brindes: estamos em busca de patrocinadores, para dar um brinde às crianças (camiseta, provavelmente, mas ainda não está confirmado)
Para os professores envolvidos:
Certificado de participação na mostra coreográfica, entregue no local, dia 13/07, sábado, ao final da mostra.
Troféu 3º Prêmio Cultura da Dança de Salão, a ser entregue em cerimônia no dia 20/7.
Sobre a cerimônia de entrega do Prêmio Cultura da Dança de Salão, dia 20/07:
O troféu do Prêmio Cultura da Dança de Salão será entregue no sábado seguinte ao da Mostra Coreográfica, dia 20/7, sábado, no Helênico Atlético Clube, no Rio Comprido, com extensa programação cultural (exposição de livros, dvds e artigos para bailar, lançamento de livro, desfile de moda, show da banda Novos Tempos). O Baile da Premiação, que comemorará, também, o Dia do Dançarino de Salão, é uma realização de Valdeci de Souza e da AMAragão Eventos.
Sobre o Helênico A. C.:

O Helênico Atlético Clube é um dos clubes sociais mais tradicionais do Rio. Localizado à Rua Itapiru 1305, no Rio Comprido, o clube fica em área arborizada, com estacionamento no local (terceirizado), amplo pátio ao ar livre, com mesas e cadeiras, salão nobre e mezanino com piso de mármore e uma ampla pista de dança com piso de madeira. O espaço comporta confortavelmente 600 pessoas, sendo trezentas acomodadas nas mesas que contornam o salão e no mezanino. Todos os sábados, o clube abre para almoço, às 13h, com sonorização de dj Élcio. Bandas especializadas em danças de salão se apresentam a partir das 16h. Devido ao horário vespertino de sua programação, o clube costuma receber caravanas de dançarinos de outros municípios que podem, assim, retornar à segurança de seus lares ainda no início da noite.

Confira!

17,18 e 19 de Julho acontece o Workshop Estilizando Bolero no Rio de Janeiro

Um workshop com os profissionais referência em Bolero no Brasil e ainda o primeiro campeonato …